Primeiro livro individual de Charles Dall’Agnol, professor de línguas e literatura, ator e doutor em teoria literária, “Variações do meu nome: um caderno espiritual” é uma narrativa autoficcional que explora com maestria elementos da escrita criativa.
O livro foi lançado dia 22 de agosto, durante a Feira do Livro da Escrita Criativa da PUCRS, e está à venda no site da editora.
O que já falaram sobre “Variações do meu nome”
“Já vai um tempo que o Charles deveria lançar um livro. Digo não porque o conheço desde 2009, quando ele se destacava na faculdade de Letras pela inteligência das análises sobre as obras dos outros. É porque, isso sim, sempre que ele abre a boca sai algo interessante, que nos faz refletir, querer entender mais sobre aquilo (seja lá o que for o assunto), querer ingressar no universo das histórias que ele conta.
A própria história de vida do Charles é ótima. Do pequeno universo em Maravilha (SC), passando pela cosmopolita São Paulo e pela provinciana Porto Alegre, antes de voltar ao oeste catarinense, ele capturou elementos para criar as cenas e cenários deste livro. O fio condutor é uma conversa impossível com João Gilberto Noll, escritor que Charles encontrou um par de vezes na capital gaúcha, mas que morreu cedo demais, deixando lacunas na relação que só a literatura poderia preencher.
O narrador chega a nos deixar em dúvida às vezes, flerta com um fluxo de consciência, com a troca de gêneros, com poesia. “Variações do meu nome: um caderno espiritual” eterniza um pedacinho do pensamento de Charles, que finalmente virou livro. E, por si só, isso já vale muito a pena.”
André Roca, escritor, professor de escrita criativa e editor