fbpx

TEMPO E VERDADE: DIÁLOGO COM A INCERTEZA

Vivemos imersos no(s) mistério(s) do tempo. O tempo na Bíblia, na Mitologia, na Antiguidade, no Cristianismo, na Ciência, na Filosofia, na Literatura, na Poesia, no Cinema; o tempo virtual, o psicológico, o tempo do acontecimento, tempo em intensidade, tempo do amor e da paixão. O tempo é agitado, frenético, multidirecional, incontrolável, imperfeito. Não esqueçamos que o mundo é um jogo de perspectivas, feito de variáveis relativas, espelhos refletidos em mil pedaços.

O que é verdade?

Certezas são construídas e destruídas num piscar de olhos. Ficamos perplexos com as vertiginosas mudanças em nossa realidade. Somos capazes de enfrentar o não saber? Temos humildade para abandonar nossas certezas e enfrentar os desafios da complexidade do mundo, do nosso mundo?

Este é um convite para embarcar (ou seguir) nesta viagem pela aventura do conhecimento.

Em três encontros mensais, vamos percorrer alguns desses caminhos complexos que se constituem em viradas nas formas de pensar e viver o contemporâneo.

Os temas de cada encontro são:

  • A vertigem do tempo
  • O enigma da verdade
  • O mistério do mundo

Levaremos na bagagem filósofos, escritores, físicos e poetas que nos ajudem a penetrar nesta selva densa e intrigante. Contaremos com a ajuda substancial de Stephen Greenblatt, de Lucrecio, de Virginia Woolf, de Prigogine, de Borges, de Deleuze, de Carlo Rovelli e outros que vão se juntar à conversa.

Com o propósito de constituir um coletivo de reflexão e debate, vamos enfrentar esses temas?

Tempo e verdade: diálogo com a incerteza

Três encontros (um por mês), sempre às quartas-feiras ao meio-dia (horário de Brasília), nos dias:

  • 17 de abril
  • 22 de maio
  • 19 de junho

Sobre a professora

Marisa Faermann Eizirik é psicóloga, professora, pesquisadora, mestre e doutora em Educação pela UFRGS, onde foi professora da Faculdade de Educação, do Pós-Graduação em Educação e do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. É consultora para instituições e grupos. Atua nos campos da filosofia e da literatura, com atenção às questões de poder, conflito, ética e subjetividade. É autora de “Michel Foucault, um pensador do presente“, “Educação e escola: a aventura institucional”, do livro de ficção infanto-juvenil “Histórias de Boca“, entre outras obras nos campos da educação e psicologia.

***   ***   ***

“ (…) sempre sentira que era muito, muito perigoso viver, por um só dia que fosse”

Mrs Dalloway – Virginia Woolf