40 horas de treinamento (três meses) para você se tornar um roteirista ou ampliar sua capacidade de escrever roteiros
Com os professores Leonardo Wittmann e Romeu di Sessa
Prepare-se para uma jornada completa pelo mundo dos roteiros de cinema! A partir de 5 de setembro, você terá a oportunidade de fazer uma imersão no assunto.
Serão dois módulos ministrados por professores mestres na área.
As aulas serão online.
CRONOGRAMA
Módulo 1: professor Romeu di Sessa3
- Aulas terças e sextas (dias 5, 8, 12, 15, 19, 22, 26 e 29/9)
- Horário: das 19h15min às 22h15min
- 24 horas / aula
Módulo 2: professor Leonardo Wittmann
- Aulas às terças (dias 3, 10, 17, 24 e 31/10, 7, 14, 21/11)
- Horário: das 19h15min às 21h15min
- 16 horas/aula
CONTEÚDO
O módulo 1 do curso é dividido em duas partes: na primeira, será dada a teoria dramatúrgica. Na segunda, assistiremos a um filme, analisando cena a cena, explicitando assim a função dramática de cada uma delas, de acordo com as bases aprendidas.
O módulo 2 será uma oficina, e os alunos terão oportunidade de escrever o roteiro de um curta, aproveitando as aulas para apresentar os textos e debate-los.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- ALESSANDRA, Pilar. The coffee break screenwriter: writing you script 10 minutes at a time. Studio City: Michael Wiese Productions, 2016.
- BECK, Scott e WOODS, Bryan. A quiet place. Versão do roteiro sem data.
- CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
- HILL, Walter. Hard Times. Versão do roteiro sem data.
- KING, Stephen. Sobre a escrita. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2015.
- MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax: Fundamentos do roteiro de cinema e TV. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
- MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
- RAPHAEL, Frederic. Kubrick: De olhos bem abertos. São Paulo: Geração Editorial, 1999.
- SCOTT, Kevin Conroy. Lições de roteiristas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Sobre o professor

Leonardo Wittmann
Mestre e doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, e graduado em Produção Audiovisual – Cinema e Vídeo pela mesma universidade. É co-roteirista de “Mboapy Yakã – Três Rios”, e do curta-metragem interativo “Colapso: Terra em Chamas” (2021), projeto adaptado de peça da indiana Manjula Padmanabhan. Diretor e co-roteirista dos curtas-metragens “O boxeador” (Histórias Curtas RBSTV, 2009) e “Trajeto” (2011). Diretor e roteirista do curta-metragem “Os anteriores” (2015). Escreve principalmente nos gêneros de drama, suspense e fantasia. Em 2015, cursou o 8-Week Screenwriting Workshop da New York Film Academy, em Los Angeles. Ministra workshops para estudantes do ensino médio e de graduação. Tem contos publicados em revistas digitais e em antologias.

Romeu di Sessa.
Roteirista, diretor e professor de roteiro, atuando na área há 30 anos com trabalhos em cinema, TV e teatro. Vencedor de vários prêmios, entre eles Kikito de Melhor Curta.
Deste de 2005 ministra o Curso de Roteiro de Cinema – A Anatomia de uma História, em empresas produtoras de audiovisual, escolas de ensino médio, espaços culturais, ICAB/BRAVI, os SESC Vila Mariana, Santos, Campinas, Rondonópolis, Cuiabá, Piracicaba, Jundiaí, Santo Amaro e Pinheiros, nas Secretarias de Cultura de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Itu, na RioFilme, no Cine Petra Belas Artes, no MIS-SP e no Mackenzie.
Nos últimos anos, montou várias turmas online, com os mesmos resultados alcançados em cursos presenciais. Aos domingos, dá conselhos de graça nas ruas de São Paulo.