fbpx

O NARRADOR INFANTIL NA LITERATURA ADULTA

A oficina “O narrador infantil na literatura adulta” busca identificar esse tipo de narrador em obras de ficção a partir da análise de textos teóricos e literários, e da realização de exercícios criativos.

O ponto de vista, a lógica lexical, o lirismo, a memória e o tempo na narrativa, além de exercícios de observação, serão os elementos condutores dos encontros.

Também serão identificadas as variantes no narrador infantil e os falsos narradores infantis.

Os objetivos finais são criar um personagem coerente, com uma voz e uma interpretação de mundo próprias, e escrever um conto.

Lembrando que “O narrador infantil na literatura adulta” não tratará de literatura infantil, mas sim de textos para adultos que são revelados ao leitor a partir de um olhar infantil.

Encontro 1

  • Apresentação
  • Leitura de um texto literário com narrador infantil
  • Leitura de um ensaio teorizando o texto e o tema
  • Proposta de exercício.

Encontro 2

  • Leitura e debate dos exercícios
  • Leitura de dois textos literários com variantes de narrador infantil e com narrador não infantil
  • Proposta de exercício.

Encontro 3

  • Leitura e debate dos exercícios
  • A criação do personagem e do olhar infantil
  • Proposta de exercício.

Encontro 4

  • Leituras dos exercícios e debates.

Quando?

Início: 3/4/24 a 24/4/24 das 17h30 às 19hs

SOBRE O PROFESSOR

Emir Rossoni é autor de “Caixa de Guardar Vontades” (vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura e do Prêmio Guarulhos de Literatura de Livro do Ano em 2019), “Domanda Nísio” (vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura em 2018 e do Prêmio Bunkyo em 2020), e “Erros, Errantes e Afins” (Prêmio CEPE de Literatura 2020). Ministra desde 2016 a oficina literária “As duas histórias do conto” e o curso “Escrevendo sem Inspiração”, e desde 2019 coordena grupos de Escrita Criativa no Gog.