Inscreva-se até o dia 22/8 e ganhe um livro da editora (escolha aqui).
A oficina “O narrador infantil na literatura adulta” busca identificar esse tipo de narrador em obras de ficção a partir da análise de textos teóricos e literários, e da realização de exercícios criativos.
O ponto de vista, a lógica lexical, o lirismo, a memória e o tempo na narrativa, além de exercícios de observação, serão os elementos condutores dos encontros.
Também serão identificadas as variantes no narrador infantil e os falsos narradores infantis.
Os objetivos finais são criar um personagem coerente, com uma voz e uma interpretação de mundo próprias, e escrever um conto.
Lembrando que “O narrador infantil na literatura adulta” não tratará de literatura infantil, mas sim de textos para adultos que são revelados ao leitor a partir de um olhar infantil.
Encontro 1
- Apresentação
- Leitura de um texto literário com narrador infantil
- Leitura de um ensaio teorizando o texto e o tema
- Proposta de exercício.
Encontro 2
- Leitura e debate dos exercícios
- Leitura de dois textos literários com variantes de narrador infantil e com narrador não infantil
- Proposta de exercício.
Encontro 3
- Leitura e debate dos exercícios
- A criação do personagem e do olhar infantil
- Proposta de exercício.
Encontro 4
- Leituras dos exercícios e debates.
SOBRE O PROFESSOR
Emir Rossoni é autor de “Caixa de Guardar Vontades” (vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura e do Prêmio Guarulhos de Literatura de Livro do Ano em 2019), “Domanda Nísio” (vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura em 2018 e do Prêmio Bunkyo em 2020), e “Erros, Errantes e Afins” (Prêmio CEPE de Literatura 2020). Ministra desde 2016 a oficina literária “As duas histórias do conto” e o curso “Escrevendo sem Inspiração”, e desde 2019 coordena grupos de Escrita Criativa no Gog.