fbpx

ESCRITA CRIATIVA PARA NOVOS TALENTOS

A Profª Me. Ana Luiza Rizzo é a responsável pelo curso Escrita criativa para novos talentos , projeto criado para adolescentes que querem escrever melhor e que buscam um ambiente seguro para conhecer e experimentar as inúmeras ferramentas da escrita criativa.

Nos encontros online (pela plataforma zoom), são propostas atividades práticas síncronas, com análise detalhada dos textos produzidos semanalmente.

Serão quatro encontros em que os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades criativas para a construção de textos a partir de exercícios práticos e dinâmicos.

Serão desenvolvidos os seguintes conteúdos programáticos:

Encontro 1

“Ser criativo e andar de bicicleta sem rodinhas”

Qual a diferença e as semelhanças entre ser criativo e andar de bicicleta?

A diferença é fácil. Todos nascem criativos, mas ninguém sabe andar de bicicleta.

E as semelhanças?

Uma delas é que para aprender a andar de bicicleta e manter-se criativo é preciso treinar.

Neste encontro vamos trabalhar com algumas técnicas que ajudam o cérebro a manter-se em movimento, porque esta é outra semelhança: para a criatividade e para conseguir se equilibrar na bicicleta sem rodinhas, é preciso movimento – do cérebro e das pernas!

Encontro 2

“As três ferramentas que todo mundo tem em casa”

Para andar de bicicleta, precisamos de uma! É o instrumento sem o qual é impossível aprender esta habilidade.

Para a criatividade, porém, não é necessária nenhuma ida ao comércio. Já chegamos ao mundo equipados com nossa caixa de ferramentas.

Neste encontro, vamos identificar quais são essas ferramentas que precisamos acessar e como utilizá-las para aprimorar essa capacidade criativa que vive em cada um de nós.

Encontro 3

“A pedra é lançada em um lago”

Uma pedra lançada em um lago provoca ondas na superfície da água, movimentando todos os objetos e seres que estavam ali, obrigando-os a reagir.

Ocorre o mesmo com uma palavra escolhida ao acaso e lançada à mente. Uma série infinita de reações em cadeia agitarão sons, imagens, analogias e recordações.

Com o apoio do que foi exercitado nos encontros anteriores, vamos provocar ondas nos pensamentos e criar as premissas que servirão de estopim para os textos a serem elaborados.

Encontro 4

“Eu leio, tu escreves, nós nos divertimos”

Neste encontro serão lidos e comentados os textos produzidos pelos participantes que desejarem compartilhá-los com o grupo.

Quer saber mais sobre o curso de Escrita criativa para novos talentos?

“Alguém conhece alguma oficina de escrita para adolescentes?”

Uma amiga lançou a pergunta no grupo do whats, no início de 2021. Eu não conhecia, nem o resto do pessoal.

Me vi levada de volta à adolescência, quando escrever era minha atividade favorita. Além de refúgio para toda a turbulência daquela época, como recurso para organizar as ideias e os sentimentos, escrever também fazia com que me comunicasse de forma mais efetiva do que falando.

Por escrito, as palavras tinham o dom de congelar os instantes e prender a atenção dos interlocutores que me interessavam.

Também nessa época, assim como hoje, para qualquer outra habilidade que eu quisesse desenvolver, era fácil encontrar uma escola – de artes (música, desenho, pintura), de línguas, de esportes.

Para aquilo que mais me interessava, no entanto, eu precisava me virar sozinha ou, no máximo, aproveitar o que desse das aulas de português e suas redações.

Muito tempo depois, estudei em várias oficinas de criação literária, fiz mestrado em Escrita Criativa na PUCRS, estando prestes a ingressar no doutorado, e essa experiência me fez pensar no quanto eu adoraria que tivessem existido oficinas literárias naquela época em que minha afinidade com a escrita desabrochou.

A oficina Criatividade e Escrita para Adolescentes surgiu a partir dessa motivação.

Teve duas edições em 2021, em um formato mais curto, de apenas quatro encontros.

Quando a maioria dos participantes quis continuar, inauguramos o Clube de Escrita, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro, onde é possível aprender, desenvolver e treinar a escrita.

Como se fosse um clube para ir jogar vôlei, mas, em vez de bola e rede, notebook, ideias e ferramentas de escrita criativa (papel e caneta também são bem-vindos!).

Em 2022, atendendo à procura, a oficina foi estendida também para jovens. Acontecerá de março a novembro, com uma programação que contempla a criatividade na escrita, o desenvolvimento da percepção, o aprimoramento do texto e os elementos da narrativa.

Os encontros são online, com muita atividade prática e análise minuciosa dos textos produzidos semanalmente e, por essa razão, as vagas são limitadas.

Vamos escrever juntos esse capítulo?

Ana Luiza.

Quando?

Início: 3/4/24 a 24/4/24 das 17h30 às 19hs

Sobre a professora

Ana Luiza Rizzo é o nome artístico de Ana Luiza Tonietto Lovato, mestra em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com doutorado em andamento na mesma universidade. Já participou de mais de 16 antologias de contos e crônicas e em 2022 lançou seu primeiro romance, Sete Erros, pela Editora Gog. Todos os meses publica um texto na Revista Ventanas (@revistaventanas ou Revista Ventanas), utilizando seu nome de escritora Ana Luiza Rizzo (@analuiza_rizzo).


E-book

Um início, muitos fins

Os alunos das primeiras turmas do Clube de Escrita criaram textos que foram reunidos em uma coletânea chamada “Um início, muitos fins“.

No botão abaixo, você pode baixá-la gratuitamente para ler onde e quando quiser.