fbpx

DIÁRIO DA CASTRAÇÃO – T.S. MARCON

O livro Diário da Castração, do escritor T.S. Marcon, foi o grande vencedor do 58º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul com o Prêmio Vivita Cartier. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 12, pela Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Os ganhadores foram escolhidos pela comissão examinadora formada pelas escritoras Lilian Rocha, Marilia Frosi Galvão e pelo professor Márcio Miranda Alves.

Primeiro romance escrito pelo autor, Diário da Castração foi lançado em 2023 pela Gog Ideias Iltda em parceria com a Bestiário.

—  Estou muito feliz com o reconhecimento. Este prêmio já foi dado a grandes escritores da região, e estar ao lado deles me orgulha, até porque esse livro nasceu num período de muitas provações: pandemia, morte do pai, fim do casamento — disse Marcon.

Além do Prêmio Vivita Cartier, que tem o objetivo de reconhecer o trabalho literário de autores da região de Caxias do Sul já publicados, abrangendo textos ficcionais dos gêneros poesia, teatro, conto, crônica, novela e romance, o concurso premiou também escritores na categoria textos inéditos.

Sobre T.S. Marcon

Tiago Sozo Marcon nasceu em 1975, em Caxias. Também é fotógrafo, com menções honrosas em Bienais, e arquiteto formado pela UFRGS. Em 2015 fez parte da turma de 30 anos da oficina de escrita do professor Luiz Antonio de Assis Brasil. É autor também do livro de crônicas “Deus veste legging”.

O que já disseram sobre Diário da Castração:

“Estamos diante de um autor que domina perfeitamente os códigos da ficção e que deles se serve para nos fazer pensar sobre a nossa própria condição. Em uma palavra: literatura.

Mas se quisermos outra, aqui está: investigação é também uma palavra adequada. Por trás do discurso bem-humorado e autoirônico do narrador de “Diário da Castração”, está uma profunda investigação sobre o desejo, as forças que o impulsionam e que o reprimem. Uma investigação que, pela arte narrativa de T. S. Marcon, vai ainda mais além e nos leva de cheio a um dos temas mais caros à literatura: o amor.

Afinal, é sempre disto que falamos quando falamos de todo o resto.”

Amilcar Bettega, escritor e professor

Para mais informações sobre Diário da Castração ou pedidos de entrevista, contate o autor:

Tiago Marcon: 54 99255-6680

Ou o editor:

André Roca: 51 99-998-6393

Compre aqui

Diário da Castração vence Prêmio Vivita Cartier

Livro publicado em 2023 é o primeiro romance de T.S. Marcon

Compre aqui