Transformando textos comuns em Narrativas de Impacto

Mulher foto criado por freepik - br.freepik.com

Curso criado e comandado pelo escritor e professor Me. Rodrigo Figueira. Em três dias, com três horas de aula em casa, ele trabalha para aprimorar a capacidade de comunicação escrita dos alunos, independentemente da área de atuação.

Com o uso de técnicas de Escrita Criativa, o aluno é orientado sobre como produzir narrativas com mais potência, atratividade e senso estético.

O curso

Qual é o poder de uma história? De emocionar? De transformar? De construir entendimentos?

Histórias modificam a forma com que vemos o mundo, atraem a atenção de públicos diversos e influenciam a maneira de nos relacionarmos com fatos e conteúdos.

Quem as lê, modifica-se. Quem as escreve, exercita essa capacidade de expressão.

Este é um curso para aprimorar esta ferramenta a partir de técnicas da narrativa de ficção e de leituras de textos literários.

Você vai conhecer os elementos fundamentais e a estrutura de uma narrativa de ficção, além de ter contato com textos inspiradores, alicerce para que você possa se expressar de maneira mais consistente diante das demandas do dia a dia.

Este é um espaço para você ler histórias, aprender a criar histórias, dar vida ao que quer escrever e, principalmente, para ter momentos de prazer proporcionados pela literatura.

PARA QUEM É ESTE CURSO

Para quem deseja escrever melhor e comunicar-se de forma mais consistente em suas dinâmicas profissionais e pessoais.

Para profissionais de todas as áreas que desejam desenvolver a capacidade de expressão escrita, criar o hábito da leitura e de ler com mais qualidade.

E, acima de tudo, para pessoas que precisam de momentos de prazer, desconectando-se da rotina.

O QUE SERÁ ENSINADO

Narrativa de ficção e realidade: como a construção do texto ficcional pode se relacionar com a necessidade de expressão escrita que surgem em diversas situações da vida, os benefícios desse recurso e o seu poder quando aplicado.

Elementos da narrativa: o que não podem faltar em um texto e como dinamizar isso dentro da narrativa para que desperte o interesse e cause impacto no leitor.

Refinamento do texto ficcional: quais são os principais problemas de construção e de linguagem de um texto de ficção, e como evitá-los para garantir mais qualidade e riqueza na narrativa construída e nas comunicações de nosso dia a dia.

Narrativa na prática: exercite cada um dos fundamentos estudados e potencialize sua capacidade de expressão escrita através dos recursos apresentados.

Aprimoramento da leitura: contos clássicos como referência para o processo de criação. Desfrute do prazer da leitura, emocionando-se e transformando-se com textos capazes de nos desconectar da realidade e tornar a vida mais leve.

PROGRAMA

Dia 1: Fundamentos da criação: por que as histórias escritas impactam as pessoas? Introdução aos fundamentos básicos de uma narrativa de ficção. Leituras.

Dia 2: Aprimoramento da história de ficção: produção de textos a partir dos fundamentos apresentados no dia anterior. Contato com teorias e técnicas que visam a aprimorar o texto, deixando-o mais atraente e eficaz. Leituras.

Dia 3: Refinamento da história de ficção: que outros elementos precisam ser analisados em um texto de ficção para que ele seja refinado, dando-lhe o acabamento final? Teorias e técnicas para potencializar o texto e arrebatar o leitor. Leituras conectadas com as técnicas aprendidas.

Quando?

Próximo curso ainda sem data. Se tiver interesse em participar, escreva para nós: falecom.gog@gmail.com.

PROFESSOR

Rodrigo Alfonso Figueira: pós-graduado em Literatura Brasileira e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. Autor de contos premiados em concursos literários no Brasil e publicados em antologias e revistas literárias nacionais.