fbpx

O TERROR EM QUATRO CONTOS

A Profª. Me. Irka Barrios coordena a oficina O TERROR EM QUATRO CONTOS, que tem como proposta a leitura, a interpretação e a discussão das características de um texto de terror ou horror a partir de contos pertencentes ao gênero horror ou insólito.

METODOLOGIA

Metodologia: selecionamos 4 contos, um de autora brasileira e 3 de autor e autoras internacionais, sendo 3 mais próximos do que consideramos contos clássicos e um contemporâneo. Cada encontro será reservado para a análise de um conto.

Quando?

Início: 3/4/24 a 24/4/24 das 17h30 às 19hs

PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO

AULA 1: O personagem ingênuo

Conto a ser estudado: “Venha ver o pôr-do-sol”, de Lygia Fagundes Telles

Com base nas características deste conto, discutiremos o ponto de vista, chamado de foco narrativo (na literatura) ou perspectiva (no cinema). O tema do encontro será a importância da escolha do narrador e o quanto quem narra influi numa história de terror ou horror.

AULA 2: O personagem assombrado

Conto a ser estudado: “A queda da casa de Usher”, de Edgar Allan Poe

O ambiente de um conto de terror obedece a algumas regras de descrição: em geral é sombrio, noturno, as ações se passam numa casa abandonada, floresta, cemitério ou outro lugar ermo. Mas sabemos que a descrição de um local inevitavelmente passa pelas emoções do narrador. Dessa forma, analisaremos o conto de Poe e outros exemplos para explicar como trabalhar o psicológico do personagem assombrado.

AULA 3: O personagem não confiável

Conto a ser estudado: “O quintal do vizinho’, de Mariana Enriquez

Outra modalidade de narrativa de terror é aquela em que o personagem ou o narrador não tem mais certeza se o que vê e sente é realidade ou fruto de alucinação. Com base no conto de Mariana Enriquez analisaremos as formas de criar uma narrativa em que o leitor suspeita das informações do personagem.

AULA 4: O personagem é o monstro

Conto a ser estudado: “O casamento”, de Silvina Ocampo

Algumas vezes o personagem alucinou tanto que se transformou no monstro. Isso pode ser revelado já no início do conto ou no momento do clímax. Neste encontro analisaremos as formas de clímax e desfecho partindo da leitura do conto de Silvina Ocampo. Também analisaremos as metáforas de monstros que a literatura e o cinema nos apresentam.

AULA 5: Análise dos exercícios enviados pelos alunos

O último encontro ocorrerá 15 dias após o penúltimo para dar tempo de os alunos produzirem seus textos a partir das quatro opções demonstradas. A data está reservada para analisarmos os exercícios enviados pelos alunos.

PROFESSORA

IRKA BARRIOS é mestre em Escrita Criativa (PUCRS, 2019). Autora de “O coelho branco” (Prêmio Brasil em Prosa – Amazon, 2015) e de “Lauren” (Ed. Caos & Letras, 2019), finalista Prêmio Jabuti 2020 – categoria Romance de Entretenimento. Atua na organização do coletivo Mulherio das Letras – RS e do grupo Panaceia Celebrações Literárias.